Doenças

É descoberta fraude em estudo sobre autismo

Em 1998, um estudo apareceu no The Lancet alegando que a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola causou autismo em 12 crianças. O estudo provocou medo e controvérsia entre pais e médicos e causou um efeito cascata que permaneceu por muito tempo.

Um novo relatório divulgado no British Medical Journal , intitulado “Segredos do susto MMR: Como foi corrigido o caso contra a vacina MMR”, revelou que o estudo original de Wakefield não foi conduzido apenas “desonestamente” e “irresponsavelmente”, como declarado na retração em fevereiro de 2010, mas que os dados são “falsos”.

“Evidências claras de falsificação de dados devem agora fechar a porta a esse susto de vacina prejudicial”, disseram os editores do BMJ sobre o estudo de 1998 de Wakefield publicado no The Lancet.

Na primeira parte de uma série especial do BMJ , o jornalista Brian Deer expõe os dados errados por trás de alegações que lançaram um medo global sobre o MMR. Este relatório também revela como o aparecimento de um link com o autismo foi fabricado em uma escola de medicina de Londres, de acordo com o BMJ .

A série de artigos escritos por Deer pretende mostrar a extensão da fraude, se baseando em entrevistas, documentos e dados tornados públicos nas audiências do General Medical Council (GMC) e mostra como Wakefield alterou inúmeros fatos sobre as histórias médicas dos pacientes para apoiar sua afirmação de ter descoberto uma nova síndrome. Espera-se também que a série forneça evidências de como a instituição de Wakefield, o Royal Free Hospital e a Medical School em Londres, o apoiaram quando ele “procurou explorar o susto da MMR resultante de ganhos financeiros, e como os principais participantes falharam em investigar completamente o público.

Como destacado no editorial que acompanhou o relatório Deer, o estudo de Wakefield e 12 outros tiveram óbvias limitações científicas quando foi publicado em 1998. À medida que o medo da vacina subiu, os críticos rapidamente expressaram preocupações de que o jornal fosse uma pequena série de casos sem controles, vinculou três condições comuns e baseou-se na lembrança e crenças dos pais. Durante os próximos 10 anos, estudos epidemiológicos consistentemente não encontraram evidências de uma ligação entre a vacina MMR e o autismo.

Divulgações: A investigação de Deer foi financiada pelo Sunday Times de Londres e pela rede de televisão Channel 4. Os relatórios de Deer no BMJ foram encomendados e pagos pelo BMJ . Nenhum outro financiamento foi recebido, além dos custos legais pagos a Deer pela Medical Protection Society em nome de Andrew Wakefield. O Deer não reporta divulgações financeiras relevantes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top